Top

Dados com +Impacto

Comunicação de dados

Dados com +Impacto

Hoje a tecnologia permite-nos recolher e tratar dados como nunca aconteceu na história. Esta informação preciosa torna visível a ineficiência que existe no mundo e mostra-nos o que podemos melhorar.

Mas a verdade é que os números não falam por si e, demasiadas vezes, muito poucas pessoas tiram partido do seu potencial.

Já alguma vez assistiu a uma apresentação de dados feita por especialistas? O que é que reteve dessa ocasião? Alguma mensagem concreta?

Transformar Informação em Valor

Os dados podem ser uma arma poderosa, não apenas para reduzir custos e aumentar lucros, mas também para ajudar a resolver problemas sociais e ambientais.  Bem geridos, podem mudar a realidade. Mas para isso é importante que cheguem às audiências certas e tenham a sua atenção. Também no setor social.

Ao nível das políticas locais, por exemplo, a recolha e análise dos dados pode levar a um novo patamar o impacto das escolhas dos decisores e também a eficiência do trabalho das organizações que atuam no terreno.

Uma boa prática em Portugal

Esta foi a aposta recente da Rede Social de Cascais que, num trabalho exaustivo e com uma escala inédita no país, lançou o seu Diagnóstico Social no novo campus da Universidade Nova/SBE.

Ao longo de quatro dias os atores que, aos vários níveis, trabalham para reforçar a coesão social no concelho,  reuniram-se para analisar e discutir os dados recolhidos neste diagnóstico e pensar o futuro.

O objetivo era preparar em conjunto o próximo Plano de Desenvolvimento Social do território. Mas, para que encontro fosse produtivo, foi também levado a muito a sério pela equipa organizadora, o enorme desafio de tornar clara e inteligível toda a informação recolhida.

Para que esta co construção fosse possível, era fundamental comunicar eficazmente aos cerca de quinhentos participantes o retrato do terreno, captado pelo vastíssimo e complexo diagnóstico.

Só assim seria possível articular respostas e impulsionar novas formas de atuar em áreas tão diversas como o envelhecimento, infância e juventude, diversidade cultural, deficiência e incapacidades, desigualdades, a sustentabilidade das organizações ou a governança ao nível local.

Desafio cumprido

O desafio de desenhar esta estratégia e os seus conteúdos foi confiado ao Estúdio de Impacto. E é com muita satisfação que vemos que, na avaliação final do evento, os participante destacaram entre os seus aspetos positivos terem ficado a “conhecer melhor a realidade em Cascais” e também a “apresentação do Diagnóstico Social através de filmes temáticos”.